Trilogia de cinema indiano no SESC Prainha

Trilogia Satyajit Ray

O SESC Florianópolis tem o prazer de exibir uma rara sessão de filmes indianos, a Trilogia de Apu. Considerados uma obra prima do cinema mundial, com raríssimas exibições nas Américas, a trilogia do diretor indiano Satyajit Ray, composta pelos filmes Pather Panchali (A Canção da estrada), Aparajito (O Invencível) e Apu Sansar (O Mundo de Apu), será exibida dias 21, 22 e 23 de dezembro, sempre às 20h,   no teatro SESC Prainha, como parte da programação cultural de fim de ano.

A entrada é gratuita

Sinopses e ficha técnica:

Pather Panchali, A Canção do Caminho

Dia 21 às 20 horas – Teatro SESC Prainha

Uma das obras primas do cinema mundial, incompreensivelmente inédita no brasil e nas Américas. Este filme foi a estréia espetacular do diretor indiano   Satyajit Ray. Recuperada no final dos anos 90, pois um incêndio destruiu os negativos originais de 1955, este é o filme que deu origem a TRILOGIA DE APU. Nela se narra a comovente história de uma família em Bengali perseguida pela má sorte. O pai, Harihara, é um sacerdote mundano, curandeiro, sonhador e poeta. Sabajaya, a mãe, trabalha para alimentar a família, que recebe com alegria a chegada de um novo filho, Apu.

Pather Panchali – Índia, 1955. 122min

Elenco: Kanu Bannerjee, Karuna Bannerje, Subir Bannerje, Uma Das Gupta, Chunibala Devi, Runki Banerjee, Reba Devi, Aparna Devi, Haren Banerjee, Tulsi Chakraborty.

Roteiro: Bibhutibhushan Bandyopadhyay e Satyajit Ray

Direção: Satyajit Ray

Aparajito, O Invencível

Dia 22 às 20 horas – Teatro SESC Prainha

Como os outros filmes da trilogia, Aparajito, O Invencível, desde a sua estréia é considerado um dos cem melhores filmes da história do cinema. Este filme foi realizado por Satyajit Ray devido ao sucesso de Pather Panchali, e mostra a juventude de Apu em Benarés, seu desejo de independência e estudar em Calcutá, para poder levar uma vida diferente da que havia conhecido com seus pais.

Aparajito – Índia, 1957. 122 min.

Elenco: Kanu Bannerjee, Karuna Bannerje, Pinaki Sengupta, Smaran Ghosal, Santi Gupta, Ramani Sengupta, Ranibala Sudipta Roy, Ajay Mitra, Charuprakash Ghosh.

Roteiro: Bibhutibhushan Bandyopadhyay e Satyajit Ray

Direção: Satyajit Ray

Apu Sansar, O mundo de Apu

Dia 23 às 20 horas – Teatro SESC Prainha

Com Apu Sansar ( O Mundo de Apu), Satyajit Ray concluiu uma das mais belas trilogias da história do cinema. Apu logrou tragicamente sua ânsia por independência e sente reforçada sua ânsia por conhecimento. Os desejos de escrever, sonhar e amar parecem cumprir-se ao conhecer Aparna. Uma das mais ternas e sensíveis histórias de amor do cinema mundial, com raríssimas exibições no país.

Apu Sansar – Índia, 1959. 101 min.

Elenco: Soumitra Chatterjee, Sharmila Tagore, Alok Chakravarty, Swapan Mukherjee, Dhiresh Majumdar, Sefalika Devi, Dhiren Ghosh, Shanti Bhattacherjee, Abhijit Chatterjee.

Roteiro: Bibhutibhushan Bandyopadhyay e Satyajit Ray

Direção: Satyajit Ray

Informações recebidas do

Setor de Cultura
SESC Florianópolis
(48) 3229-2208 / 3229-2209
Trav. Syriaco Atherino, 100, Centro – 88020-183

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: