Até o dia 30 de agosto ainda dá tempo de ver LUME, exposição de Clara Fernandes

para ampliar, clique na imagem

para ampliar, clique na imagem

Nesta quarta-feira às 16h acontece mesa-redonda com a artista no Museu Histórico de Santa Catarina (Palácio Cruz e Sousa).

A visitação à exposição vai, como dito no título desta nota, até o dia 30 de agosto.

Entrada franca

Uma curiosidade: Clara Fernandes é autora da arte do encarte e da capa do CD Dois Mundos, lançado este ano, do Quarteto Rio Vermelho, cujo show com Alegre Corrêa acabei de divulgar há pouquinho. Dessas coincidências significativas que não dá pra deixar de notar, já que até então pensei que não conhecia o trabalho da Clara Fernandes, até que deu um clic daqueles que nem se deve tentar explicar.

Reproduzo texto de autoria da curadora, Kamilla Nunes, enviado por ela:

A artista Clara Fernandes faz instalações de grandes dimensões flutuarem através de anteparos invisíveis, infiltrados pelo espaço urbano, a fim de provocar questionamentos tanto sobre a história do local onde são inseridas, quanto sobre a relação ramificada do pensamento plástico que se replica para além do espaço e, neste caso, para aquém da literatura de Cruz e Sousa e Virgílio Várzea, no que tange seus passeios pela antiga Desterro.

Postal-753236 (fotografia de Jacó da Silva sobre obra de Clara Fernandes - Divulgação - todos os direitos reservados)

A mostra LUME inscreve-se em sofisticados idílios visuais, cujas formas imutáveis lembram redes de pesca, teias de aranha e demais emaranhados calculados e luminosos ou, refratores de luminosidade. Duas das obras expostas são penetráveis, digo, acolhem o corpo do mero espectador. A série de três manuscritos realizados em intervalos de tempo de 10 anos: 1989, 1999 e 2009, instalados como duplos de sombras, foram construídos no tear, com metal e polyester. Se Manuel de Barros inventa brinquedo com palavras e faz coisas desúteis, Clara Fernandes inventa palavras com tramas e silêncio, partituras e desejos.

Ela -Clara Fernandes- diz: O princípio deste conjunto de ações se deu pela observação de alguns espaços públicos e ambientes naturais e seus amplos interespaços vazios que envolvem pessoas e as idéias que nelas fazem circular. Pensei então em construir anteparos de grandes dimensões que fizessem os pontos de ligação entre os diversos momentos da circulação e funcionassem como um “filtro das idéias” que movimentam o espaço.

Nestas condições de veloz e efêmero, o mundo tende sempre ao móvel e ao virtual, em um tempo que se configura, não raramente, como espetáculo da realidade. Numa possível contramão factual desta constatação, Clara assegura, nesta exposição e, em especial, em LUME, uma coerção do passado histórico da cidade de Florianópolis com a contemporaneidade. A relação com Manuel de Barros não foi em vão. Ambos são multiplicadores de realidade, vividos no contraponto da cidade e do campo, do barulho de buzinas e do caminhar de formigas. Inventar o mundo e fixar o banal no extraordinário são as formas encontradas tanto pelo poeta quanto pela artista, de esticar os lírios com o silêncio da noite.

De uma forma um pouco mais objetiva, o projeto LUME foi concebido conceitualmente no final do ano de 2006 e começou a ser executado em março de 2007. Deste ano em diante, a intervenção itinerou em praias e campos da ilha de Santa Catarina, numa antiga fábrica em São Paulo (hoje um espaço cultural chamado Casa das Caldeiras), na Fundação Cultural Badesc, no Teatro Álvaro de Carvalho e agora, no Museu Histórico de Santa Catarina.

Fonte: Texto da curadora, Kamilla Nunes.

Anúncios

3 Responses to Até o dia 30 de agosto ainda dá tempo de ver LUME, exposição de Clara Fernandes

  1. paula albuquerque disse:

    sou fã da obra da clara fernandes! =*

  2. […] Até o dia 30 de agosto ainda dá tempo de ver LUME, exposição de Clara Fernandes […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: