Cineclube BRDE exibe O Baile, filme de Ettore Scola

clique na imagem para ver o arquivo original

clique na imagem para ver o arquivo original

O QUÊ:

Filme O Baile

Musical / Argélia-França-Itália / 1983 / 110 min. / Colorido

Direção: Ettore Scola

Elenco: Étienne Guichard, Régis Bouquet, Francesco De Rosa, Christophe Allwright, Aziz Arbia, Marc Berman, Chantal Capron, Martine Chauvin, Liliane Delval, Rossana Di Lorenzo, Arnault LeCarpentier.

ONDE:

Cineclube BRDE (consulte mapa)
Av. Hercílio Luz, 617, Centro – Florianópolis

QUANDO: 11 de agosto, terça-feira, às 19 horas

QUANTO: Entrada gratuita

Stills de O Baile (Divulgação - todos os direitos reservados)

Cineclube BRDE exibe comédia musical O Baile

O Cineclube BRDE exibe, na próxima terça-feira, 11 de agosto, o longa-metragem O Baile (1983), do aclamado diretor italiano Ettore Scola. O filme, sem diálogos e rodado em um único cenário, lança mão da evolução musical que ocorreu entre as décadas de 1930 e 1980 para relatar, metaforicamente, a história da França nesse período, passando pela II Guerra Mundial, a explosão do rock’n’roll, os movimentos que marcaram os anos 60 e o surgimento da música disco. A sessão tem entrada gratuita e ocorre no Auditório Luiz Gonzaga Phillippi, no 13º andar do edifício do BRDE em Florianópolis, localizado na Av. Hercílio Luz, 617, Centro.

Em um imenso salão, as personagens se comunicam por meio da música, de gestos, da dança e de mímica. Ali estão reunidos trabalhadores e burgueses, que atravessam a noite com suas esperanças, paixões, fraquezas e, sobretudo, recordações. À medida que o filme viaja no tempo, atores e atrizes mudam de papel para representar as diferentes fases e contextos por que passa o país.

Destaque para as elogiadas fotografia de Ricardo Aronovich e música de Vladimir Cosma e Gilbert Bécaud. O filme foi premiado com o “César” nas categorias de Melhor Filme, Melhor Direção e Melhor Música, e recebeu o “Urso de Prata” no Festival de Berlim de 1984.

Um dos mais importantes cineastas da Itália, Ettore Scola nasceu em 1931, em Trevico. Iniciou a carreira como roteirista e foi ator, assistente de direção e produtor. Com quase 40 filmes no currículo, Scola é tido como um dos artistas que transformou o cinema italiano depois da II Guerra Mundial. Sua produção é marcada pela capacidade de retratar com bom humor temáticas delicadas, como dramas familiares e temas políticos.

Seu primeiro sucesso foi Ciúme à Italiana (1970), uma sátira da política de seu país. O reconhecimento internacional veio anos depois, com Nós Que Nos Amávamos Tanto (1975). Um ano mais tarde, Scola ganhou o prêmio de melhor direção no Festival de Cannes por Feios, Sujos e Malvados (1976).

O Cineclube BRDE iniciou suas atividades em julho deste ano, em parceria com o Cineclube de Florianópolis, que conta hoje com 20 integrantes e um acervo de mais de três mil filmes. O projeto tem como objetivo reunir, mensalmente, apreciadores da produção cinematográfica que nem sempre circula pelos cinemas comerciais. Na primeira sessão, foi exibido o clássico europeu Elvira Madigan, do diretor sueco Bo Widerberg.

Serviço:

Filme O Baile

Musical / Argélia-França-Itália / 1983 / 110 min. / Colorido

Direção: Ettore Scola

Elenco: Étienne Guichard, Régis Bouquet, Francesco De Rosa, Christophe Allwright, Aziz Arbia, Marc Berman, Chantal Capron, Martine Chauvin, Liliane Delval, Rossana Di Lorenzo, Arnault LeCarpentier.

Cineclube BRDE
Av. Hercílio Luz, 617, Centro – Florianópolis

Quando: 11 de agosto, terça-feira, às 19 horas
Entrada gratuita

Fonte das informações: Assessoria de Comunicação do BRDE.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: