Exposição no Espaço Cultural do BRDE exibe imagens de fotógrafos franceses

Jacques Grison com a série Não iremos mais à mina – os últimos mineiros de carvão:

para ampliar, clique na imagem

para ampliar, clique na imagem

para ampliar, clique na imagem

para ampliar, clique na imagem

De Marie-Paule Nègre, a série Juventude Dourada:

para ampliar, clique na imagem

para ampliar, clique na imagem

para ampliar, clique na imagem

para ampliar, clique na imagem

Pela amostra se pode ver, como dizem por aí, que os caras não são fracos. Quem deixar de ir não vai poder depois reclamar de falta do que fazer em Florianópolis.

O QUÊ: Exposição Visa pour L’Image

ONDE: Espaço Cultural Governador Celso Ramos – BRDE. Av. Hercílio Luz, 617, Centro – Florianópolis. Para facilitar, link para mapa com a localização do BRDE.

QUANDO: A abertura acontece no dia 10 de agosto, às 19h. Visitação: 11 a 28 de agosto, das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira.

Evento gratuito e aberto ao público

Assim como as fotografias acima, o release sobre a exposição que publico abaixo foi enviado pela assessoria de imprensa do Espaço Cultural do BRDE, a pedido.

O evento é realizado pela Aliança Francesa em parceria com o Espaço Cultural do BRDE. Acontece dentro das comemorações do Ano da França no Brasil.

Logomarca França.br - Ano da França no Brasil

Fotojornalismo francês em Florianópolis

BRDE apresenta o festival internacional Visa pour L’Image

Na celebração do Ano da França no Brasil, o Espaço Cultural Governador Celso Ramos –BRDE, em parceria com a Aliança Francesa de Florianópolis, traz à Capital duas mostras do festival francês de fotojornalismo Visa pour L’Image. As séries Juventude Dourada, de Marie-Paule Nègre e Não iremos mais à mina – os últimos mineiros de carvão, de Jacques Grison, apresentam temas contemporâneos, norteados pela estética francesa denominada “Novo Documentário”. A abertura é nesta segunda-feira, 10 de agosto, às 19 horas.


O festival Visa pour L’Image, criado nos anos 80 na cidade de Perpignan, na França, dedica-se, todos os anos a registrar os grandes acontecimentos do fotojornalismo mundial, através das lentes dos fotógrafos participantes. O Ministério da Cultura e da Comunicação daquele país acompanha o festival, e juntamente com a programação, oferece uma série de propostas fotográficas. Marie-Paule Nègre e Jacques Grison fazem parte desta nova geração selecionada pelo Ministério, que realizam seus trabalhos com um olhar diferente na forma e conteúdo.


Não iremos mais à mina – os últimos mineiros de carvão surpreende pela potência da cor, pelo jogo de profundidade. Descreve cada episódio desta última descida com o pudor e a reverência que devemos àqueles que jamais voltarão da mina. Juventude Dourada analisa e observa o cotidiano da juventude francesa em capítulos como baile de debutantes, reuniões no campo e eventos mundanos, questionando o luxo e as tradições fora de moda e tentando compreender esse mundo fechado sobre si mesmo.


Marie-Paule Nègre dedica atenção especial à vida dos demais, freqüentemente em situação de tensão. Certamente foi o que a levou e iniciar uma pesquisa profunda sobre a pobreza e a precariedade na França, tema que explorou durante mais de dez anos, geralmente em condições difíceis em que, acima de tudo, devia respeitar o Outro, cativá-lo. Este processo lento de conhecimento permitiu-lhe descobrir gestos, relações humanas, organização do espaço e luz próprios desses locais e pessoas. Concentra seu olhar sobre os locais, os objetos, os detalhes incongruentes reveladores de uma situação e a confirmação, na linha de Lewis Hine, que “a miséria não é um fato anódino, um simples acontecimento”. Assim, quando o Ministério da Cultura e da Comunicação decidiu lançar uma grande campanha fotográfica sobre a juventude na França – a bela idade – para celebrar a virada do ano 2000, pareceu muito pertinente solicitar-lhe que retratasse o tema da juventude dourada.


Jacques Grison- Nasceu em 1958, em Verdun, terra emblemática de sofrimento e de reclusão nas trincheiras da primeira Guerra Mundial. Começa seus estudos científicos antes de entrar para o Conservatório de Teatro de Nancy. Desse período, mantém um gosto acentuado pela pesquisa e a lógica científica, com nuances de fascinação pelas emoções humanas que se aprende a controlar ou a dissimular. É o que o leva a mudar e a tornar-se educador especializado em um hospital psiquiátrico, local onde se encontra a dor, o irracional e a violência de sentimentos. O Ministério da Cultura e da Comunicação considera particularmente interessante propor-lhe um projeto sobre o último dia de trabalho dos jovens na minas de Lorraine, de onde é originário. Grison conhece perfeitamente não só as tradições, os costumes e os ritos, mas também o companheirismo, as superstições e os perigos desse mundo fechado. Relata, com precisão e cumplicidade, esse último dia desde a aurora em todo o seu esplendor até o momento em que a lâmpada dos mineiros se apagará para sempre.

Exposição: Visa pour L’Image

Espaço Cultural Governador Celso Ramos – BRDE

Av. Hercílio Luz, 617, Centro – Florianópolis

Abertura: 10 de agosto, às 19h.

Visitação: 11 a 28 de agosto, das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira.

Evento gratuito e aberto ao público

Contatos:

* Estela Ramos – Espaço Cultural

(48) 3221-8100

*Marta César – Aliança Francesa

(48) 9967-3324

Assessoria de Comunicação – BRDE

* Fábio Mafra (SC-01225/JP) fabio.mafra@brde.com.br  (48) 3221-8055 / 9962-1845
*
Gabriela Wolff gabriela.wolff@brde.com.br (48) 3221-8139

Anúncios

3 Responses to Exposição no Espaço Cultural do BRDE exibe imagens de fotógrafos franceses

  1. Ben Oliveira disse:

    Ainda não fui, mas pretendo ir.
    Parece ser muito interessante !

  2. Estive na Mostra Internacional de Fotojornalismo. Espaço cultural relevante. Que existam mais! Publiquei texto em: http://acangatu.blogspot.com/2009/08/mostra-internacional-de-fotojornalismo.html

    Saudações Fraternas,

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: